Abrir caminhos para Deus

06/12/2012 15:08

 

                João grita muito. Ele o faz porque vê o povo dormindo e quer despertá-lo, o vê apagado e quer acender em seu coração a fé num Deus Salvador. Seu grito concentra-se num apelo: “Preparai o caminho do Senhor”. Como abrir caminho para Deus? Como dar-lhe mais lugar em nossa vida?

                Busca pessoal. Para muitos, Deus está hoje encoberto por todo tipo de preconceitos, dúvidas, más recordações da infância ou experiências religiosas negativas.  Como descobri-lo? O importante não é pensar na Igreja, nos padres ou na missa. A primeira coisa é buscar o Deus vivo, que se nos revela em Jesus Cristo. Deus se deixa encontrar por aqueles que o buscam.

                Atenção interior. Para abrir um caminho para Deus é necessário descer ao fundo de nosso coração. Quem não busca Deus em seu interior, é difícil que o encontre fora. Dentro de nós encontraremos medos, perguntas, desejos, vazio... Não importa. Deus está ali. Ele nos criou com um coração que não descansará se não nele.

                Com um coração sincero. O que mais nos aproxima do mistério de Deus é viver na verdade, não enganar-nos a nós mesmos, reconhecer nossos erros.  O encontro com Deus acontece quando nasce em alguém, a partir de dentro, esta oração; “Ó Deus, tem compaixão de mim, porque sou pecador”. Este é o melhor caminho para recuperar a paz e a alegria interior.

                Em atitude confiante. O medo fecha a não poucos o caminho para Deus. Causa-lhes medo encontrar-se com Ele: só pensam em seu juízo e em seus possíveis castigos. Não conseguem crer que Deus é só amor e que, inclusive quando julga o ser humano, Ele o faz com amor infinito. Despertar a confiança neste amor é começar a viver de maneira nova e prazerosa com Deus.

                Caminhos diferentes. Cada um deve fazer seu próprio percurso. Deus nos acompanha a todos. Não abandona ninguém, e menos ainda quando se encontra perdido. O importante é não perder o desejo humilde de Deus. Quem continua confiando, quem de alguma maneira deseja crer, já é “crente” diante de Deus que conhece até o fundo o coração de cada pessoa.

                               José Antonio Pagola

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367