Alegra-te

06/12/2013 14:02

            O relato da anunciação a Maria é um convite a despertar em nós algumas atitudes básicas que devemos cultivar para viver nossa fé de maneira prazerosa e confiante. Basta percorrermos a mensagem que é posta na boca do anjo.

            “Alegra-te”. É a primeira coisa que Maria ouve de Deus, e a primeira coisa que devemos ouvir também nós. “Alegra-te”: essa é a primeira palavra de Deus a toda criatura. Nestes tempos, que a nós nos parecem de incerteza e escuridão, cheios de problemas e dificuldades, a primeira coisa que se nos pede é não perder a alegria. Sem alegria, a vida se torna mais difícil e dura.

            “O Senhor está contigo”. A alegria a que somos convidados não é um otimismo forçado nem um autoengano fácil. É a alegria interior que nasce em quem enfrenta a vida com convicção de que não está só. Uma alegria que nasce da fé. Deus nos acompanha, nos defende e busca sempre nosso bem. Podemos queixar-nos de muitas coisas, mas nunca poderemos dizer que estamos sós, porque não é verdade. Dentro de cada um, no mais profundo de nosso ser, está Deus, nosso Salvador.

            “Não temas”. São muitos os medos que podem despertar em nós. Medo do futuro, da doença, da morte. Coisas que nos causam medo: sofrer, sentir-nos sós, não ser amado. Podemos sentir medo de nossas condições e incoerências. O medo é mau, causa dano. O medo sufoca a vida, paralisa as forças, nos impede de caminhar. Precisamos de confiança, segurança e luz.

            “Encontraste graça diante de Deus”. Não só Maria, mas também nós precisamos ouvir estas palavras, pois todos nós vivemos e morremos  sustentados pela graça e pelo amor de Deus. A vida prossegue, com suas dificuldade e preocupações. A fé em Deus não é uma receita para resolver os problemas diários. Mas tudo é diferente quando vivemos procurando em Deus luz e força para enfrentá-los.

            Nestes tempos, nem sempre fáceis, não precisamos despertar em nós a confiança em Deus e a alegria de saber-nos acolhidos por Ele? Por que não nos libertarmos um pouco de medos e angustias, enfrentando a vida a partir da fé num Deus próximo?

                                                               José Antonio Pagola

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367