Campanha de fraternidade 2019

08/03/2019 13:33

1 - Qual o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2019?

“Fraternidade e Políticas Públicas” é o tema. O lema inspirado no profeta Isaias (1,27) é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”

 

2 – Qual o interesse desse tema para a Igreja e a sociedade?

É muito grande. Como cidadãos, temos o direito e o dever de participar das decisões e ações do governo e governantes. Como Cristãos somos, sal e luz, levando o Evangelho para dentro das residências em que vivemos.

 

3 – Assuntos como estes não deveriam ser debatidos somente por políticos e intelectuais?

Não. O nosso regime de governo é democrático. Somos todos chamados a participar, a partir do lugar e situação onde nos encontramos assumindo de forma corresponsável a busca do bem comum.

 

4 – O que é “política pública”?

É ação do estado ou do governo, em escalas federal, estadual e municipal, que tem por finalidade melhorar e promover a vida das pessoas.

 

5 – As políticas públicas podem ser de Estado e de Governo?

Sim. “Uma política de estado é toda a política que independe do governo e do governante, e deve ser realizada porque está amparada na Constituição. Uma política de governo depende de quem governa. Cada governo tem seus projetos, que por sua vez transformam em políticas públicas” (cf. wwwpolitize.com.br.)

 

6 – Em outras palavras, as políticas públicas nascem da Constituição e dos programas de governo de quem nós elegemos pelo voto?

Exatamente! Daí a importância de ir, aos poucos, conhecendo a Constituição, acompanhando as emendas que são feitas a ela e, na medida do possível, entendendo os programas de governo de quem elegemos.

 

7- A falta de conhecimento da Constituição e dos programas de partido atrapalha na execução das políticas públicas?

Muito. Não conhecendo a Constituição, não conhecemos nossos direitos e deveres como sendo cidadãos não conhecendo o programado dos partidos políticos arriscamos o nosso voto e não sabemos acompanhar e cobrar os que foram eleitos. Enquanto não se investir pra valer na educação, continuaremos a votar mais pela emoção do que pela razão, deixando-nos conduzir em lugar de tomar a direção como povo.

 

8 – Qual o objetivo da Campanha da Fraternidade desse ano?

“Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e do Documento Social da Igreja, para fortalecer a cidadania  e o bem comum, sinais de fraternidade”(www.cnbb.net.br)

 

9 – Como os Bispos do Brasil descrevem as políticas públicas?

Os Bispos do Brasil apresentam três “definições” que se complementam e nos auxiliam a alargar a nossa compreensão do que são políticas públicas.

  1. É a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as políticas publicas como “o que o governo escolhe fazer ou não fazer”;
  2. Conjunto de sucessivas iniciativas, decisões e ações do regime político frente a situações socialmente problemáticas e que buscam a resolução delas, ou pelo menos trazê-las a níveis manejáveis;
  3. Programas de ação governamental visando a coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas, para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados. Políticas públicas são metas coletivas conscientes e, como tais, um problema de direito público, em sentido lato {=largo.amplo} (cf.www.cnbb.net.br).

 

10 – Alguns exemplos de políticas públicas...

 Combater a criminalidade num bairro, construir um parque ecológico, manter o nível de emprego em determinada empresa, criar um programa de saúde, promover o reforço escolar, entre outro (cf.www.gestaopulica.net.br).

 

11 – Exemplos de algumas políticas públicas nacionais

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Política de Habitação, de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Educação Ambiental, entre muitas outras.

 

12 – Qual o primeiro passo a ser dado no que diz respeito às políticas públicas?

Saber! Conhecer é ter poder. Se não conhecemos, como vamos agir? Depois de conhecer, é necessário interessar-se pelo que se conhece. Enquanto não conhecemos, somos manipulados e nem percebemos que o somos. Porém, há quem conheça e cruze os braços. É o que chamamos de omissão. Precisamos ter mais interesse pelo Brasil, inclusive entendendo o valor e importância da política. Só assim vamos participar de forma consciente, buscando o bem comum.

 

13 – Onde posso saber mais sobre políticas públicas?

Na sua comunidade. Durante a Quaresma, especialmente, se refletirá sobre elas, inclusive em grupos de famílias. Informe-se quando começarão os encontros, e participe deles. Também a CNBB publica vários subsídios a respeito do assunto; dê uma atenção especial ao Texto-Base.

 

14 – Que ligação há entre Quaresma e Campanha da Fraternidade?

A busca do direito e da justiça, do amor e da fraternidade. Em outras palavras, a conversão, isto é, a mudança de vida para melhor e para todos. Como cidadãos e como cristãos somos chamados a construir uma sociedade justa e fraterna, ao mesmo tempo em que edificamos o Reino de Deus inaugurado em e por Jesus.

                                      Padre Cristovam Iubel

 

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367