DÉCIMO SÉTIMO CAPÍTULO - A ROMARIA DE IBIAÇÁ CONTADA EM 20 CAPÍTULOS

12/02/2015 08:57

Romaria: espiritualidade, mistério e o processo participativo de sua realização

Romarias e peregrinações continuam animando a fé de milhões de romeiros. Multiplicam-se os lugares de destino, crescem as motivações e as finalidades. Hoje em dia há inúmeras romarias para lugares diferentes há romaria dos mártires, romaria da terra e das águas, dos sem teto, dos sem terra, dos excluídos, da juventude, das famílias, do batismo. Só no Brasil há milhões de romeiros fazendo romarias e buscando santuários para alimentarem sua espiritualidade.

Por que as romarias continuam atraindo multidões? O que é que mais buscam os Romeiros? Qual a espiritualidade típica de um bom romeiro?

A vida é romaria por natureza. A romaria rompe as barreiras do tempo e do espaço, e nos introduz ao encontro do mistério, do divino profundamente humano. Faz bem enveredar por caminhos que levam ao mistério de Deus. A romaria consegue transmitir a mensagem de que somos feitos para muito mais do que somos no momento. Esse, “muito mais” é algo que vai além do mundo que está aí, é algo infinito, transcendente, mas também presente. É um mundo de paz, de justiça, de sem violência, de sem corrupção, de vida sadia, reconciliada, com comida para todos. É algo que se pode chamar de utopia. E a utopia desinstala, incomoda, denuncia e anuncia. Torna-nos seres insatisfeitos, nos faz caminhar sempre, superando as ambiguidades do presente. Romaria tem sede de utopia.

Padre Narciso Zanatta trouxe para Ibiaçá a sua maior riqueza, a devoção a Nossa Senhora Consoladora. Essa riqueza, hoje, faz parte da história, não só de Ibiaçá, mas de toda a região.

As romarias, o Santuário, o trabalho de evangelização, a participação do povo cristão tem se mostrado a cada ano mais fortalecidas.

A Romaria acontece por uma série de elementos que não pode passar despercebidos por quem vive esta experiência, e que elencamos agora:

= a devoção mariana de nosso povo

- os casais organizadores que compõem o conselho administrativo

- os vários setores de trabalho agrupando quase mil voluntários

- a participação da maioria dos padres da diocese de Vacaria e outros lugares

- as onze equipes de canto e liturgia

- a participação do poder público municipal

- a responsabilidade e acolhida do povo ibiaçaense aos romeiros

- as inúmera reuniões no sentido de organizar melhor cada romaria

- a preocupação com o melhoramento da infraestrutura

- a presença sempre maior de romeiros de toda a região

- a preocupação com a segurança tanto dos romeiros como dos trabalhadores-

- a força de Deus, a presença da Mãe de Jesus, nunca faltaram, por isso o cansaço de toda a organização é recompensada pelas bênçãos, graças e olhar materno da Mãe

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367