Diocese de Vacaria realiza Retiro sobre Missão Continental

08/08/2012 14:10

No sábado, 04/08, e domingo, 05, sacerdotes, lideranças, movimentos, pastorais e integrantes das 28 paróquias da Diocese de Vacaria estiveram reunidos em um retiro de formação sobre a Missão Continental. Mais de 2.500 pessoas estiveram acompanhando o encontro realizado em Sananduva-RS, sob a assessoria do padre italiano Luis Mosconi, um dos primeiros animadores das Santas Missões Populares no Brasil, desde a década de 60.

Na tarde de sábado, Pe. Mosconi revelou que a missão verdadeira é aquela que dá sentido à vida. Segundo ele, somos todos vocacionados por natureza, sendo que a vida espera uma resposta e a missão responde a este chamado. O assessor destacou vários motivos do porquê da missão: “porque o amor habita em nós, porque vivemos no mundo aqui e agora, porque no mundo há divisões e a força do amor nos impulsiona para outro mundo possível”.
Durante a noite de sábado foi realizada uma Vigília que lembrou e refletiu o trabalho missionário de diversas lideranças da Igreja, dentre elas, o exemplo do Beato João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dorothy Stang, como também o trabalho do bispo emérito de Vacaria Dom Orlando Dotti, através da implantação do Fórum Social na região dos Altos da Serra.
O domingo foi marcado pela espiritualidade, com a Leitura Orante da Bíblia, e pelo próprio estudo da missão de Jesus Cristo, refletida por meio do Evangelho de São Marcos. Com isso, Pe. Mosconi também apontou a importância do estudo do Documento de Aparecida que impele a fazer de todo cristão verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo. “A missão é um serviço que liberta e deve ser realizado por todos nós: sermos testemunhas da missão de Jesus no mundo de hoje”, acrescentou o assessor.
Ao final do encontro, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Irineu Gassen, que ressaltou a importância de fomentar a Missão Continental nas paróquias e comunidades. Outro ponto marcante foi a intensa participação dos jovens, que se preparam para a Chegada da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora – símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro na Diocese de Vacaria.
Por Gelson Panisson

Galeria de Fotos: Diocese de Vacaria realiza Retiro sobre Missão Continental

/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a1-jpg13/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a2-jpg13/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a3-jpg13/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a4-jpg13/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a5-jpg13/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a6-jpg12/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a7-jpg12/
/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-realiza-retiro-sobre-miss%c3%a3o-continental/a8-jpg11/

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367