Diocese de Vacaria terá novo livro de cantos e orações em breve

10/05/2012 14:05

 

Há anos é sentida a necessidade de confeccionar um novo livro de cantos para uso em toda a diocese. O livro “Aleluia!” foi o último esforço nesse sentido, e sua última edição foi impressa no ano 1990. Nesses anos que se seguiram muitas paróquias elaboraram seus próprios livros e/ou folhas de canto. Recentemente o Curso de Canto Litúrgico e Pastoral (CCLP) vem descobrindo novas composições e colocando à disposição das comunidades. Sem dúvida a renovação do repertório musical é fundamental para celebrações sempre mais vivas, entusiastas e inseridas no Mistério Pascal de Jesus Cristo e de sua Igreja.
Agora nasce um novo livro de cantos e orações intitulado “Clave de Sol: ao Sol Maior”. Ele é resultado de um esforço coletivo de muitas mãos, mentes e olhares que analisaram e selecionaram algumas composições para uso das comunidades.
O nome “Clave de Sol” indica a pauta da vida marcada por intervalos e execuções, notas dominicais e silenciosa labuta. Quando a nota musical é executada emerge o louvor, a prece de um povo que abre-se à comunicação com o divino, com o Transcendente, enfim, abre-se “ao Sol Maior”.
“O termo clave vem do latim clavis e significa ‘chave’. Existe mais de um tipo de clave, a clave de dó, de fá que são utilizadas por apenas alguns instrumentos, porém a clave de sol é a mais utilizada, pois, indica a posição e extensão das notas musicais em uma região média e por isso a maioria dos instrumentos lê e toca as músicas nessa clave. Ela sempre fica no início da pauta, e é ela quem vai indicar a posição das notas na partitura e a localização no instrumento. Ou seja, sem ela não podemos ler nenhuma partitura, ela é indispensável para o entendimento da música. Por seu desenho de traços belíssimos e sua função essencial, a clave de sol se tornou um símbolo da música em todo o mundo. É por isso que ela dá nome a esse livro, pois, em termos musicais a clave de sol é importantíssima, assim como em nossa vida o nosso Criador, o Sol Maior!” (Glaucia Pasquali, professora de música [de Ibiaçá]).
O lançamento do novo livro de cantos e a entrega para o uso das comunidades deve ocorrer por ocasião da 6ª edição do CCLP, no dia 30 de junho em Ibiaçá e no dia 7 de julho em Vacaria.

Galeria de Fotos: Diocese de Vacaria terá novo livro de cantos e orações em breve

/album/galeria-de-fotos%3a-diocese-de-vacaria-tera-novo-livro-de-cantos-e-ora%c3%a7%c3%b5es-em-breve/a01-jpg3/

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367