Feliz a Diocese que tem Nossa Senhora, sob o título de Consoladora, como lugar privilegiado de romaria!

07/01/2012 09:20

 

Há sessenta anos que centenas e milhares de romeiros, sejam da Diocese de Vacaria, sejam de outras Dioceses, acorrem ao Santuário de Ibiaçá, RS. Aí buscam e encontram o desejado e necessário consolo para suas aflições. É difícil imaginar o número de pessoas que, de ano em ano, daquele trono da graça, saem confortadas, fortalecidas, reanimadas e mesmo, curadas.
O Santuário de Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá, tornou-se extraordinário lugar de penitência e evangelização.
Antes de ser nomeado Bispo diocesano de Vacaria, RS, eu não conhecia o Santuário Mariano, em Ibiaçá, e nem, sequer conhecia a devoção mariana sob o título de Consoladora. Hoje, emociona-me ver tantas pessoas procurando aquele sagrado lugar, onde se encontra a imagem de Nossa Mãe, Maria Santíssima, sentada e apresentando-nos seu Filho Jesus. Que ternura e solicitude da mãe que toma o tempo para sentar-se, ouvir e consolar os filhos!  O conforto maior que ela nos apresenta, é seu próprio Filho, Jesus. Aí não somente buscamos favores pessoais, mas, junto à mãe, aprendemos as grandes lições da vida: “Façam tudo o que Ele vos pedir” (Jo 2,5). Em seu Santuário de Ibiaçá, nós a percebemos como mãe e mestra, protetora e intercessora, ela é o dom que Jesus nos dá, Mãe da Igreja, Mulher eucarística, Tenda da Palavra, discípula e missionária de seu Filho, Jesus.
Ir ao Santuário da Consoladora, em Ibiaçá, significa fazer um profundo mergulho na fé e no Evangelho de Jesus Cristo.
 
“Como na família humana, a Igreja-família é gerada ao redor de uma mãe, que confere ‘alma’ e ternura à convivência familiar. Maria, Mãe da Igreja, além de modelo e paradigma da humanidade, é artífice de comunhão” (Documento de Aparecida, 268).
 
                                                       Dom Irineu Gassen – Bispo diocesano de Vacaria, RS

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367