MISERICORDIAE VULTUS
Na solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro de 2015, o Papa Francisco proclamou o início do Ano Santo da Misericórdia que se estenderá ate a festa de Cristo Rei, no dia 20 de novembro de 2016. Na Bula da proclamação do jubileu o Papa reflete sobre a Misericórdia e dá orientações para vivermos intensamente este tempo de graça. Compartilho algumas ideias que está no documento:
Misericórdia é a fonte de alegria, serenidade e paz. É a palavra que revela o Mistério da Santíssima Trindade. É o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. É a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. É o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração á esperança de sermos amados para sempre, apesar das limitações do nosso pecado.
Fixar o olhar na misericórdia para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.
A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado e ninguém pode colocar limites ao amor de Deus que perdoa.
A misericórdia de Deus não é uma idéia abstrata, mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho até o mais íntimo de suas entranhas. É verdadeiramente caso para dizer que se trata de um amor visceral. Provém do íntimo como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão.
É como se quisesse dizer que o homem, não só na história, mas também pela eternidade, estará sempre sob o olhar misericordioso do Pai.
Em Jesus tudo fala de misericórdia. Nele nada há que seja desprovido de compaixão. É o núcleo do Evangelho, e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como a força que vence tudo, enche o coração de amor e consola com o perdão.
Não nos deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói.
Abramos nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de ajuda. As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-las a nós para que sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade.
Maria, Mãe da misericórdia, a doçura do seu olhar nos acompanhe para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus.
A 64ª Romaria que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro vai refletir justamente este tema da misericórdia que envolve o olhar da Mãe Consoladora.
Pe. Edson Priamo
Contato
Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS
(54) 3374-1280/1367
romariaconsoladora@hotmail.com