MOMENTO ROMARIA 2019 (01/02/19)

08/02/2019 09:06

CONSOLADORA MÃE QUE AMA E CUIDA DA VIDA
DIA 1º DE FEVEREIRO- SEXTA – FEIRA
Iniciamos hoje o programa Momento da Romaria e queremos fazê-lo como reflexão e oração neste espaço para preparar espiritualmente a 67ª Romaria. Um dos momentos mais bonitos e emocionantes vividos no Santuário de Ibiaçá. A romaria tem como tema: Consoladora mãe que ama e cuida da vida.
Ó Maria vós sois a criatura mais bela do mundo, porque vosso coração outra coisa não quis senão o amor que gerou o Amor eterno, e o conservastes em vossa vida. Junto de vós os pobres sentem-se em casa, porque vós os envolveis com a ternura e a bondade que vêm do céu. Vós nos destes o amor que envolveu a humanidade inteira. Mas porque ainda somos criaturas, recorremos a vós e esperamos vosso amparo, para encontrarmos o Deus de amor, o vosso Jesus.
Bendita Mãe de Jesus, como os anjos em Belém, nós cantamos hosanas com todos os que procuram ser mais de Deus. E, como jardins bem irrigados, seremos flores de amor nos jardins da vida.
Ergamos nossa fronte e contemplemos a Mãe do mais belo amor. Ela é como o girassol que acompanha a luz, que é Jesus, e nos conforta com sua presença. Afaga-nos com sua ternura maternal e nas horas incertas nos faz acreditar que sairemos vencedores com seu Jesus. E se nossas mãos depositam flores a vossos pés desejam demonstrar o quanto é belo poder amar.
Ó querida Mãe, Santuário do Senhor, vinde socorrer-nos nesta 67ª romaria se quisermos fugir da estrada do amor, que ao céu conduz.
DIA 2 DE FEVEREIRO – SÁBADO
“Nossos povos...muitos deles golpeados, ignorados e despojados...agarram-se no imenso amor que Deus tem por eles... também encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela veem refletida a mensagem essencial do evangelho... A Mãe Consoladora convida-nos a lançar as redes ao mundo.. para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé” (DA 265).
Cantem nossa voz e nossos lábios o canto da paz que todos compreendem, homens e mulheres de todas as raças e nações. E não há ser vivo que não compreenda a linguagem da paz. E nosso coração seja igual ao de Maria, transbordante de paz, porque sabe amar.
Ó bela mãe, tão pura e tão santa, de formosura incomparável, que gerou em seu seio o rei da paz. Quem não se encanta com tão bela criatura? Só quem não entendeu o que é a beleza de Deus, a grandeza de seu amor. E por isso se fez humilde, se fez Senhora que oferece a paz do seu Jesus. E nosso coração seja igual ao de Maria, transbordante de paz, porque sabe partilhar.
Maria, criatura tão bela e calma, tão serena e humilde, mãe que só deseja a paz para mim, para você, para toda a humanidade. É triste quem a despreza, porque ainda não aprendeu quem é a Mãe de Deus. Ela é a luz nova e altaneira, enchendo de luz os corações e nos entoando a sintonia do céu. E nosso coração seja igual ao de Maria, transbordante de paz, porque sabe dialogar.
Ó Maria, mãe Consoladora, vós que sois a porta feliz da eternidade, pois nos acolheis bem junto de Deus, dai-nos alcançar de Deus, nesta 67ª romaria, o dom da paz.
DIA 3 DE FEVEREIRO – DOMINGO
“As sombras que marcam o cotidiano das cidades, como exemplo a violência, a pobreza, o individualismo e a exclusão, não nos podem impedir que busquemos e contemplemos o Deus da vida... nas cidades é possível experimentar vínculos de fraternidade, solidariedade e universalidade. Nelas, o ser humano é chamado a caminhar sempre mais ao encontro do outro” (DA. 514).
Sejam benditos os que estendem suas mãos para socorrer, ampara e proteger. Bendito seja o Deus de rosto humano que nos fortalece no caminho missionário da solidariedade e do serviço. Bendita seja Maria, servidora do reino e mãe solidária, mulher acolhedora e humilde da vontade divina.
Foi Deus que nos deu tão belo presente: é Maria, a Mãe de Jesus. Nossos povos e nossa gente da América Latina, do norte e do sul, das cordilheira e das planícies, tem por Mãe a Mãe do Redentor, ela que sempre foi solidária no amor.
Em Nazaré e em Belém, foi lá onde nasceu o amor que Deus tem por nós, e com Maria aprendemos a sempre amar e fazer o bem.
Os pobres se alegraram e não mais se esqueceram, quando ouviram de Isabel o canto de louvor: Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto de seu seio. Como posso merecer ser visitada pela mãe de meu Senhor?
Somos famintos de amor, e ele está na face de Deus. Ele olha para você tão necessitado de lealdade de paz e de amizade. Há muitos sem casa e sem pão, e precisam de um lugar em nosso coração.
É Maria solidária com os pobres e sofredores, com quem no mundo é desprezado. Contemplando a vida de Maria, nós descobrimos nossa missão: ser solidários com os irmãos.
Ó Mae Consoladora, nesta 67ª romaria nos envolva com teu espírito solidário e de serviço.
DIA 4 DE FEVEREIRO – SEGUNDA- FEIRA
“Nossa fé proclama que Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem. Por isso a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza...o Deus feito homem, que se fez nosso irmão” (DA 392).
“Não tenham medo”, Jesus nos diz. Confiantes no amor que o Pai nos revelou em seu Filho, depositemos nele, por meio de Maria, o que mais pesa em nosso peito. Bendito seja o Senhor, nosso Deus, que nos consola e nos ampara com sua misericórdia,
Maria, vossa face serena resplandece a consolação divina. O Deus que em vós fez morada é o Deus dos pobres, dos sofredores, dos sem abrigo, dos aflitos que encontram nele amparo e proteção. Maria, consola os aflitos, como consolou os Apóstolos, quando foram perseguidos, e seu próprio filho, no caminho do calvário.
Vós sois nossa mãe e tendes o jeito materno tão sublime para nos consolar em nossas incertezas e inseguranças. Como é confortador, ó mãe, poder nos aproximar de vós e pedir vossa ajuda, vosso consolo. E assim nos sentimos acolhidos em vosso colo materno. E nosso coração pulsa mais forte, porque no amor seremos vencedores até da morte.
É inabalável, ó Senhora, vossa confiança no Deus da vida. Aquele dia no templo, acolhestes silenciosamente a dura profecia de Simeão. E ainda, no alto da cruz, quando ouvistes: “Mulher eis ai teu filho”, o que passou em vosso interior? Somente a certeza de que não há dor que não seja vencida no amor. Em meio as cruzes da vida procuremos vosso colo materno, ó Mae Consoladora dos aflitos
DIA 5 DE FEVEREIRO – TERÇA FEIRA
“Cheia de graça és tu, Maria, repleta do amor divino...providencialmente predestinada para ser a Mãe do Redentor e intimamente associada a Ele no mistério da salvação...em ti brilha a dignidade de cada ser humano, que é sempre precioso aos olhos do criador. Quem para ti dirige o olhar, ó Mãe toda santa, não perde a serenidade. Quem a ti recorre, redescobre a beleza da verdade e do amor e reencontra o caminho que conduz á casa do Pai. (Papa Bento XVI).
Deus visitou seu povo e nunca mais o deixou de amar e. Senhor, Deus de misericórdia, ouvi os gritos roucos e sufocados de filhos e filhas vossos, privados de sua dignidade, que vivem na miséria por causa da ganância de poucos. Outros sofrem as consequências do poder que oprime, domina e mata. Maria, Mãe bendita, que sois solidária com nossa gente, fortalecei nossa esperança.
Maria, vós nos convidais para entrar em vossa casa. Não quereis que fiquemos parados na porta. Vossa casa é a misericórdia do Senhor, e vós mesma sois nossa Mãe misericordiosa. Desejais que experimentemos o sabor desse alimento divino oferecido á humanidade inteira.
Maria, vemos no mundo coisas que nos entristecem. Há uma multidão machucada pela incoerência do mundo e órfã de amor, de respeito e de dignidade. Queremos, ó Mae, deixar-nos conduzir pela força da simplicidade, da decência e do coração voltado para os mais excluídos.
Senhora da humanidade inteira, fazei-nos compreender os sinais dos tempos presentes na história. Venha sobre nós o vento novo do Espírito de Deus, e sejamos anunciadores da misericórdia divina, como vós o sois.
Na caminhada que nos leva para a 67ª romaria, ó Mãe Consoladora, auxiliai-nos para que saibamos amar e cuidar mais da vida.

 

DIA 6 DE FEVEREIRO – QUARTA-FEIRA
“A alegria do discípulo á antídoto diante de um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio...uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus” (DA 29).
Contemplemos com nosso olhar e com os sentimentos do coração, a Virgem Mãe do Redentor que, em seu Filho, nos faz compreender o valor do ser humano, criado com dignidade humana e divina. Maria, mãe que ama e cuida da vida, socorrei-nos agora, quando pelo mundo afora há vidas maltratadas por violências incontidas.
Lembramos Mãe como foi triste o dia em que vosso filho vos revelou a dor, a paixão de sua missão redentora. Mas vosso coração de Mãe sabia que o Pai não o abandonaria e junto estaria com a força de seu amor. Ela também é força e presença junto de seu Filho Jesus e de todos nós seus filhos e filhas na alegria ou na dor.
Com seu sim e compromisso Ela nos ensina que a vida é mais forte que a morte e o amor mais forte que ódio.
Por isso precisamos ter confiança e pedir que a Mãe Consoladora nos fortaleça na esperança e que de novo seja resgatada a dignidade humana, dos homens e mulheres, criaturas de Deus.
Ó Maria, que fostes Mãe e companheira de vosso Filho em agonia, a angustia que sentíeis não sufocava vossa certeza de que a vida triunfaria. É triste a dor que nos faz sofrer, mas pior é a dor de quem vive sem amor, sem esperança de que um dia aconteça dignidade da vida.
Como é difícil suportar a dor provocada pelos soberbos e egoístas, pelos gananciosos que querem o mundo só pra si e geram multidões de pobres sem moradia, mesas sem pão, subnutrição de crianças, desesperança de jovens. Temos a certeza e é o que pedimos nesta 67ª romaria que tudo seja transformado quando o povo organizado fizer a vida renascer, até mesmo do meio das cinzas.

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367