MOMENTO ROMARIA 2019 (10/02/19)

13/02/2019 09:21

Momento Mariano
DIA 10 DE FEVEREIRO – DOMINGO
Hoje acontece aqui em Ibiaçá a 5ª peregrinação ao Pe. Zanatta. Queremos manter a memória daquele que iniciou as romarias e que, no dia 10 de fevereiro de 1952 trouxe a devoção a Nossa Senhora Consoladora dos aflitos para toda a região.
O Papa Francisco em várias ocasiões sublinhou a importância da peregrinação, uma das expressões mais eloquentes da fé do povo de Deus e que manifesta a piedade de gerações de pessoas que, com simplicidade, acreditaram e confiaram na intercessão da Virgem Maria e dos Santos. Fala muitas vezes da profunda espiritualidade do peregrino: “Esta religiosidade popular é uma forma genuína de evangelização, que precisa ser cada vez mais promovida e valorizada, sem minimizar a sua importância.” Francisco citando o Beato Paulo VI diz: na “Evangellii nuntiandi”, o Papa Paulo VI fala de “religiosidade popular”, mas diz que é melhor dizer “piedade popular”. E depois, o episcopado latino-americano no documento de Aparecida dá um passo a mais e fala de “espiritualidade popular”. "Os três conceitos são válidos, mas juntos", reiterou. "Nos santuários, de fato, a nossa gente vive a sua profunda espiritualidade, aquela piedade que durante séculos moldou a fé com devoções simples, mas muito significativas.”
Seria, portanto, um erro – diz o Papa Francisco – pensar que aqueles que vão em peregrinação vivem uma espiritualidade não pessoal, mas "de massa", pois o peregrino leva consigo a própria história, a própria fé, luzes e sombras da própria vida, porque o santuário é realmente um espaço privilegiado para encontrar o Senhor e tocar com as mãos a sua misericórdia, disse Francisco reiterando a centralidade da palavra acolhimento.
Portanto, hoje, as 18:30h todos estão convidados para a 5ª peregrinação, que inicia no trevo das três porteiras e se dirige até o Santuário. São 9 km de peregrinação, dando mais um passo na realização da 67ª romaria de Ibiaçá.

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367