MOMENTO ROMARIA 2019 (12/02/19)

13/02/2019 09:29

MOMENTO MARIANO
DIA 12 DE FEVEREIRO – TERÇA-FEIRA
A Romaria de Ibiaçá é uma oportunidade de mantermos viva a memória daqueles que são mártires, doaram a vida pelo Reino. Hoje fazemos memória da irmã Doroty Stang, que foi assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, no Pará.
Que a memória dos mártires renove o nosso compromisso de fidelidade ao Reino de Deus, até as últimas consequências, pela prática da justiça, da misericórdia, da solidariedade fraterna e em defesa-promoção-reconhecimento da igual dignidade, da cidadania.
Aos setenta e quatro anos antes de ser assassinada ela disse: «Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar.»
Doroty Stang foi uma religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 Ingressou na vida religiosa em 1950, 
Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão.
A religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará. Defensora de uma reforma agrária justa e consequente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica. Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande.
Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou «eis a minha arma!» e mostrou a Bíblia. Leu ainda alguns trechos deste livro para aquele que logo em seguida lhe balearia.
O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as virtudes heróicas da matrona cristã.

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367