Pensamentos do Papa Francisco

26/03/2013 09:13

 

Pensamentos do Papa Francisco

Para nossa reflexão na Semana Santa

- “Ainda há tantos pobres no mundo! E tanto sofrimento passam estas pessoas! A exemplo de Francisco de Assis, a Igreja tem procurado, sempre e em todos os cantos da terra, cuidar e defender quem passa indigência e penso que podereis constatar, em muitos dos vossos países, a obra generosa dos cristãos que, deste modo, trabalham para construir sociedades mais humanas e mais justas.”

 

- “Sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para guardar, devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que  destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura.”

 

- “Trabalhai por edificar a paz. Mas, sem a verdade, não há verdadeira paz. Não pode haver verdadeira paz se cada um é a medida de si mesmo, se cada um pode reivindicar sempre e só os direitos próprios, sem se importar ao mesmo tempo do bem dos outros, do bem de todos, a começar da natureza comum a todos os seres humanos nesta terra.”

 

-“Jamais nos esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa para exercer o poder deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, com ele, abrir os braços para guardar todo povo de Deus e acolher, com afeto e ternura a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão.”

 

- “Deus é paciente com as nossas fraquezas. "Quando se pensa na paciência de Deus: isso é um mistério!" "Quanta paciência Ele tem conosco! Fazemos tantas coisas, mas Ele é paciente..." "como aquele pai que o Evangelho diz que viu o filho de longe, aquele filho que tinha ido embora com todo o dinheiro da sua herança".

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367