QUARTO CAPÍTULO - A ROMARIA DE IBIAÇÁ CONTADA EM 20 CAPÍTULOS

29/01/2015 09:13

Um belíssimo artigo extraído da revista “A VOZ DE IBIAÇÁ” de fevereiro de 1960

“Ibiaçá é uma vilazinha do Estado do Rio Grande do Sul, seu nome nem figura nos mapas. Trepada em cima de uma colina, cercada de louros trigais ou farfalhantes milharais, em nada difere das nossas outras vilas. Periodicamentesó revessam a lama e a poeira no correr dos 365 dias do ano. Em sua praça pachorramente pastam vacas, terneiros, cavalos. Na verdade, Ibiaçá estaria fadada ao anonimato se não fosse apesar de insignificante, centro de irradiação da bondade e do poder de Maria.

Em Ibiaçá existe um imã poderoso, uma força de atração irresistível: Nossa Senhora Consoladora. Como essa boa Mãe atrai ao seu altar tantos peregrinos e romeiros, são verdadeiras peregrinações de fé, amor e penitência.

Coisa interessante: raríssimos são os que vêm a Ibiaçá pedir graças, quase todos vêm agradecer a graça já recebida. São corações que Vêm extravasar aos pés da Virgem Santa toda a estranha sensação de felicidade que avassala todo o ser – felicidade julgada impossível.

A Virgem me ouviu, a Santa curou-me, Ela deu-me força, coragem, resignação, como é bela, como é grande o poder de Maria. São exclamações que brotam espontaneamente dos lábios dos que vêm a Ibiaçá por causa de Nossa Senhora Consoladora.

Mas a apoteose máxima da devoção Marial em Ibiaçá é em fevereiro, no último domingo, dia da grande romaria, festa daquela que é tão pródiga de benefícios e favores aos que a imploram.

Ninguém há que deixe o altar de Nossa Senhora Consoladora, sem experimentar em si a suave força do poder de Maria e a certeza de que sua prece não foi em vão.

E é na romaria que de modo especial Maria atende seus filhos. Não há ocasião mais propícia para conquistar seu amor e carinho de Mãe, que no dia da festa. Quantas graças não derrama. Ela então, lá do alto. Como é todo ouvido para seus devotos, para aqueles que têm a dita inefável de conhecê-la e invoca-la.

Nossa Senhora Consoladora é o grande presente de Ibiaçá ao que sofre vinde todos vós agraciados por Maria, vinde cortejar sua imagem milagrosa e publicar a grandeza, a bondade sem limites de Nossa Senhora Consoladora. Vinde aclamá-la Rainha. Rainha dos corações. Rainha do amor, bondade, paz. Rainha cujos filhos súditos, os mais amados e bem quistos, são os que sofrem, os desprezados, os que gemem no leito de dores, mas que têm olhos, alma e do corpo voltados para Ela, Consoladora dos Aflitos.”

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367