Reavivar o Dom de Deus é o tema da Romaria de Ibiaçá

01/02/2012 13:36

 

Fevereiro é um mês significativo para o povo da região Nordeste do RS. É o mês da realização da Romarias de Ibiaçá. Neste ano se completam 60 anos que o povo católico desta região visita Ibiaçá para professar sua fé e prestar sua homenagem a Nossa Senhora Consoladora.
Os tempos modernos têm sido marcados pela exigência cada vez mais profunda de engajamento. Já não aceitamos escolhas feitas superficialmente; já não se quer sócios “só de nome”, ocasionais nas entidades civis e outros grupos de pessoas. Também o discipulado à pessoa de Jesus Cristo fica esvaziado se for ocasional, momentâneo. Ao celebrar 60 anos de romarias à Mãe de Jesus e nossa, estamos dispostos a reavivar a graça do batismo que nos congrega no seguimento. Fazer-se discípulo missionário de Jesus Cristo é o forte apelo que nosso tempo faz a todos os cristãos. Tal como Paulo escreveu para seu grande amigo Timóteo, aos cristãos de hoje vale a provocação: “o convido a reavivar o dom de Deus que está em você […]; Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria” (2Timóteo 1, 6-7). É nessa postura de encorajamento e esperança que somos motivados a viver. Fazendo-se romeiros, em Ibiaçá, o discípulo de Jesus – Filho de Maria – nos animamos mutuamente a imbuir nossa existência de ousadia, de confiança no criador que noz fez únicos. O desafio, portanto, é não se envergonhar de dar testemunho de Jesus que “nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça […], porque sei em quem depositei a minha fé” (2Timóteo 1, 8-12).  Então vamos lá! Entusiasme-se com as coisas de Deus e da comunidade dos filhos d’Ele. Rejeite todo pessimismo ou comodismo e dê um passo qualitativo para ser novo homem, nova mulher. Que o Espírito santificador habite em você e faça ainda mais vivo o dom generoso de ser filho amado de Deus.
No dia 17 de fevereiro, sexta, inicia a novena que deve culminar no grande momento que é o jubileu dos 60 anos de Romaria.

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367