SÉTIMO CAPÍTULO - A ROMARIA DE IBIAÇÁ CONTADA EM 20 CAPÍTULOS

02/02/2015 08:54

Uma romaria com muita chuva, o desabafo do padre Oscar, o relógio da torre

Nem sempre as romarias de Ibiaçá aconteceram com tempo bom, algumas vezes elas as condições climáticas eram desfavoráveis causando muitos transtornos e sofrimentos tanto para os organizadores como para os romeiros. Veja o que aconteceu na romaria do ano de 1983, nos dias 26 e 27 de fevereiro e o relato feito pelo Padreredentorista Oscar krinndges:

“Romaria com muita chuva. Dava dó de ver aqueles romeiros a pé, molhados, sujos de barro, cansados, arrastando-se até os pés da imagem da Mãe Consoladora. Não sei como terão passado a noite, pois tudo estava molhado e por toda a parte só lama e água. Muitos dormiram no salão paroquial e no clube local, amontoados no chão sobre panos, cobertores ou maravalha que recolhiam da tendas próximas. Era uma lástima ver essa pobre gente toda molhada, suja de lama, perambulando pela lama que dominava em toda a parte. Recebemos informações de carros e ônibus atolados nas estradas, que devido ás chuvas se tornaram intransitáveis.

É simplesmente incompreensível que uma região rica em produtos agrícolas não tenha até hoje estradas, ou pelo menos uma estrada boa e garantida em tempos de chuva. Ainda mais, um Santuário, onde anualmente se congregam milhares de pessoas, fica isolado do mundo quando chove muito e centenas e centenasde pessoas tem que sofrer as tristes consequências.

Para cúmulo das desgraças, os grandes lá de Brasília negaram licença para abrir os postos de gasolina. Assim, muitos carros que vieram de longe não puderam abastecer para voltar e tiveram que ficar, com violento protesto dos proprietários. É inexplicável este procedimento dos donos do Petróleo do Brasil. Vários ônibus e muitos carros passaram a noite nos atoleiros e nas valetas. As máquinas da prefeitura conseguiram puxar alguns veículos e assim os passageiros pelo menos puderam passar a noite no salão paroquial.

Consta no Livro Tombo número 3, do Santuário que no dia 12 de agosto de 1983, o Padre Oscar e o Senhor ItalinoPanisson, com a camionete da Firma PanissomPicolotto, foram até a cidade de Estrelabuscar o atual relógio da torre, que hoje está desativado.

Também neste ano a Diocese de Vacaria recebe Dom Orlando, vindo da Barra, na Bahia, para ser bispo Coadjutor de Dom Henrique Gelain.

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367