SEXTO CAPÍTULO - A ROMARIA DE IBIAÇÁ CONTADA EM 20 CAPÍTULOS

29/01/2015 23:57

Uma das razões da criação da Diocese de Vacaria pode estar ligada a Ibiaçá e a devoção a Nossa Senhora Consoladora

Dom Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria, numa apurada pesquisa, aponta que um dos possíveis motivos da decisão de criar a Diocese de Vacaria está ligado ao inesperado e intenso destaque conferido á Paróquia de Ibiaçá. A localidade tinha o nome de Nova Fiúme, a padroeira era Santa Filomena e o pároco, Pe. Luiz Marino Lovatel. Com a chegado do Pe. Narciso Zanatta, empossado a 10 de fevereiro de 1952, iniciou-se a devoção a Nossa Senhora da Consolação, com romarias, peregrinações, bênçãos e visitação intensa de fiéis, atraindo a atenção de toda a redondeza.

Aos poucos a devoção da Consoladora se consolidou e acabou suplantando Santa Filomena. A Paróquia de Ibiaçá é hoje Santuário Diocesano de Nossa Senhora Consoladora e nem se fala mais de Santa Filomena.

O fato da devoção do Pe. Zanatta culminar com a troca da padroeira pode ter desagradado algum paroquiano. Certamente foram reclamar para Dom Cândido, mas ele dava franco apoio ao Pe. Zanatta e á sua iniciativa. Talvez tenham reclamado com padres da vizinhança, mas da parte do clero também o Padre Zanatta era estimado e seu movimento religioso não causava problemas.

O que parece ter acontecido foi o aumento da afluência de povo, buscando bênçãos e apoio espiritual e o fato deve ter questionado as práticas pastorais de outros párocos, provocando alguma crise. O padre Zanatta simplesmente usava a benção sacerdotal comum, que todo padre costuma usar. A diferença é que ele tinha uma entranhada devoção a Nossa Senhora e um forte carisma, por isso o povo o procurava com muita assiduidade e confiança.

Outros detalhes podem ter influenciado, sabe-se que eram frequentes os pedidos de exorcismo, benção contra más influências e outros pedidos aparentemente exotéricos, muito comum entre pessoas simples, mas que o Padre Zanatta levava em conta e dava importância. Estes fatos podem ter preocupado algum padre, pois muitos fiéis ficavam com medo e, depois de voltar de Ibiaçá, recorriam aos sacerdotes das próprias paróquias, buscando suavizar o impacto sofrido junto ao Pe. Zanatta. Certamente algum ficou sem saber se o colega estaria certo ou errado e recorreu ao bispo.

Dom Cláudio, bispo de Passo Fundo, limítrofe com Ibiaçá, alertado por seu clero deve ter recorrido a Dom Vicente, arcebispo de Porto Alegre, seu amigo, e assim, certo mal estar em torno de Ibiaçá e de seu padre se alastrou até as esferas superiores da hierarquia.

Como não era possível remover o Pe. Zanatta, que contava com pleno apoio de Dom Cândido, nem contrariar o bispo local, deve ter surgido a ideia de refazer as estruturas, promovendo a Prelazia a Diocese e assim sustar o apoio do bispo e remanejar os Padres para outros lugares, conforme outros critérios.

 

 

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367