Pe. Zanatta

Uma vida de amor dedicada à Mãe de Jesus

Nasceu em 11 de dezembro de 1920, no município de Montenegro RS, o quarto filho de Ângelo e Augusta Zanatta. Ainda criança transferiu-se com a família para o município de Tapejara - RS. Desde a infância sonhava em ser padre. Em 1934 Narciso Zanatta dirige-se ao Seminário São José, de Santa Maria - RS, dos Padres Jesuítas. Narciso luta energicamente para se acostumar àquela vida tão diferente, pensava em desistir, mas, o tempo lhe mostrou que seu lugar era ao lado da santíssima virgem e de todos os doentes sofredores.

Em 11 de abril de 1947, D. Candido, (bispo da diocese de vacaria) prevendo que o jovem Zanatta seria um apóstolo de Nossa Senhora Consoladora, escreve-lhe uma carta:...Se às vezes as amarguras da vida e o peso da cruz espremerem o sangue do coração, acharás ao seu lado uma mãe carinhosa e poderosa, a divina consoladora, a que ninguém nunca recorre em vão. Caríssimo Narciso seja merecedor desse carinho da Virgem Santíssima pelo seu amor a essa querida mãe. Continue, pois, corajosamente, os seus estudos; cuide de sua saúde. Cultive acima de tudo a vida espiritual, que é o requisito soberano para um seminarista, futuro ministro de Deus. O fruto do seu ministério sacerdotal dependerá mais da sua santidade do que da sua ciência, embora a ciência seja indispensável ao sacerdote.

E assim aconteceu com o jovem seminarista, tornou-se um exemplo de fé, amor a Jesus e a Nossa Senhora Consoladora. Narciso foi ordenado Sacerdote por Dom Cândido Maria Bamppi, no dia 17 de dezembro de 1949 na cidade de Tapejara-RS.

Em 15 de maio de 1950, foi nomeado auxiliar de Vigário da Paróquia Santa Filomena de Ibiaçá, atuando na função por alguns meses. Em agosto do mesmo ano foi transferido para a Paróquia Campestre da Serra, na época, com sede na comunidade de São Manuel, distrito de Vacaria.

No dia 10 fevereiro de 1952, o Pe. Narciso Zanatta retorna a Ibiaçá, assumindo a Paróquia como Vigário. Nos dias 23, 24 e 25 de maio 1952 foi realizada a primeira Romaria dedicada a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. Como ponto marcante aconteceu a entronização e a bênção da atual imagem na Igreja Matriz. Em 30 de maio de 1954, por ser ano Santo Mariano e em vista do primeiro centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, D. Cândido, proclama, por decreto, Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, co-padroeira da Paróquia de Santa Filomena e fixa, definitivamente, o último domingo de fevereiro para a realização da Romaria.

Padre Narciso Zanatta chegou no dia 10 de fevereiro de 1952 e sai no dia 15 de dezembro de 1957. Foi o fundador da devoção, o idealizador da imagem e organizador da romaria dedicada a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. Saído da Diocese de Vacaria, trabalhou em Palmas e Tapejara do Oeste PR e Abelardo Luz - SC e outros lugares.

Pe. Narciso Zanatta faleceu no dia 11 de abril de 1992, com 71 anos de idade, em Abelardo Luz, Santa Catarina, e foi sepultado junto com seus pais, no cemitério de Palmas Estado do Paraná.

Na terra eu vos abençoava, do céu continuarei vos abençoando. Não choreis, porque não morri. Retribuirei do céu o vosso amor.

Na última romaria que participou (24/02/91) deixou para nós a sua prece de bênção.

ÚLTIMA MENSAGEM DE BÊNÇÃO DO PADRE NARCISO ZANATA EM IBIAÇÁ DURANTE A 39ª ROMARIA, NO DIA 24 DE FEVEREIRO 1991.

Senhor Jesus, que deste poder aos Apóstolos, e aos que fazem o bem sobre a terra. Derramai o Espírito Santo, nesta tarde maravilhosa em Ibiaçá, as grandes bênçãos sobre todos nós .

Senhor Jesus, que caminhastes sobre as águas lá de Tiberíades na Palestina, com espanto do povo, que também deveria caminhar. Daí a nossa gente equilíbrio, juízo, disposição, gosto para o trabalho, gosto para viver em sua família e em sua sociedade.

Senhor Jesus, que caminhastes para a Palestina com o bastão, apoiado nesse meio de caminhar com a toga de chefe, vistes os problemas de então, vistes o homem ao seu lado, vistes a mãe, e os tratastes como indivíduos, como filhos de Deus. Destes para eles a esperança de dias melhores. Hoje, temos aqui a mesma possibilidade, através da Igreja e dos senhores Bispos.

Senhor Jesus, entrastes nas famílias de tanta gente, como diz o Evangelhos, e a Bíblia. Quantos lugares se referem ao sofrimento. Que o Senhor entre em nossas famílias para ser o nosso médico que vê o que falta na nossa gente. Quanta pouca assistência que tem ai fora. Mas quando falha a coisa humana, a medicina humana, aparece a sua Mãe ou o Senhor mesmo.

Senhor Jesus, entra nas nossas famílias, veja como está a situação de nossa gente. Quantas tribulações em sua casa, quanta falta de caridade na família, quanto desrespeito entre o pai e a mãe, quanta gente são drogados e outros na cachaça, se jogam contra os filhos, desmantelam a família, uns vão para um lado outros vão para outro. Quanta injustiça e maldade é que fazem, passam para um, passam para um terceiro, escapam e deixam os irmãos no sacrifício.

Senhor, concede esta graça a família para que fique unida a sua Igreja e a seu Deus. Que o Senhor Jesus, esteja atrás de nós todos. Diz o Apóstolo que Deus havia de abençoar seu povo. Abençoe-nos no final desta Romaria Maravilhosa. Abençoe para que atende a nossa gente no campo na cidade viajando para cá, para lá. Que nos dê mais estabilidade, mais defesa.

Senhor Jesus, estejas diante de nós. Abre os caminhos para que tanta gente melhore em seus negócios. Lutam o ano inteiro e não tem nada. Não tem comida para colocar nas panelas em casa. Mais dificuldades, mais briga, mais confusões para toda a sociedade. De fato há enorme injustiça.

Que o Senhor Jesus estejas em cima de nós todos para nos abençoar. Olhe também de modo especial para os velhos. Velhos que já estão se inclinando para a terra. Estão assustando até sua família com as rugas que crescem em sua testa. Gente que deram tudo na vida. Seu sangue, sua vitalidade, seus anos mais queridos . Nunca tiveram um passeio, nada se quer. Formaram os seus, e como outros se esquecem depressa.

Senhor, como é triste ver pelas ruas, um homem perambulando, que tinha o direito de ter uma moradia digna. E lá dão a comida somente para despistar. Não façam ao velho para que não façam a nós: diziam os nossos pais.

Senhor, abençoa de modo especial os filhos que cuidam de nossos pais, que cuidam a nossa Igreja, que sabem consolar os outros , que sabem visitar a pessoa enferma para que possa ter uma palavra boa.

Senhor Jesus, peça a sua mãe. No Seminário se pedia a mãe para falar. Amando a mãe, se ama também a Jesus. Quem mais ama a Mãe, mais ama o Senhor Jesus. Assim Seja!

Pesquisar no site

Contato

Santuário Nossa Senhora Consoladora Rua 15 de Maio, 310 - Ibiaçá/RS (54) 3374-1280/1367